Ábaco
Com a necessidade que a humanidade antigamente possuía de elaborar cálculos matemáticos bastantes complexo, houve a necessidade de desenvolver um dispositivo que facilitasse os cálculos isto porque na época não existiam maquinas calculadoras nem computadores. De modo geral não existiam mecanismos capazes de digitalização, processar e analisar a informação de forma automatizada como nos dias de hoje.
Com o propósito de ter os cálculos com exactidão no ano 200 A.C os pensadores da época criaram o ábaco como solução para os calculistas da época.
Ábaco
É um antigo instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondente cada um a uma posição digital (unidade, dezenas, centenas, etc). E nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas) que podem fazer-se deslizar livremente. Teve origem provavelmente na Mesopotânia. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de calculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda nos dias de hoje para ensinaras às crianças as operações de soma, subtracção, multiplicação, e divisão.
1. Historia do Ábaco
Há cerca de dois mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum aparelho eletronico ou movido com qualquer mecanismo. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas (pedaços de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas, nascia o primeiro modelo de Ábaco conhecido. Todavia, somente muito tempo depois surgia um modelo mais evoluído e que é usado até hoje no oriente: o ábaco chinês. Existem diversos modelos de ábaco, como o russo ou o japonês, mas a versão chinesa tornou-se a