Abaco 2
A história vem sendo preenchida com varias descobertas,na intenção de tornar os estudos matemáticos mais forte.O ábaco é considerado uma dessas descobertas, existem varios relatos sobre póvos antigos que ultilizavam o abaco,dizem que o abaco tenha surgido por volta de 2000 antes de Cristo e que Pitagoras teria apresentado o instrumento para os gregos.O surgimento do abaco está ligado ao desenvolvimento dos métodos de contagem.
O ábaco foi usado pelos romanos para realizar cálculos por volta da idade média.Os chineses e japoneses que adotou o abaco como instrumento de medida são os responsáveis pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do instrumento.
O ábaco é um objeto de madeira em forma de retângulo parecido com uma prancheta com 10 fios de nilon ou arame,na posição horizontal, eles representam as posições das casas decimais,cada linha contem 10 contas,botões ou bolinhas que correm livremente entre os fios representando unidade,dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar e unidades de milhão. As operações são feitas de acordo com o movimento de cada posicão dos botões,o ábaco não resolve os cálculos, ele apenas ajuda o aluno a memorizar as casas e as posições enquanto os cálculos são feitos pelo raciocinio de cada aluno. Através do manuseio do ábaco o aluno passa a perceber melhor o sistema de numeração e suas técnicas de operação,tornando o abaco uma ferramenta eficiente no ensino da contagem e das operações básicas na educação fundamental.