artes visuais
Momento Histórico
Forma de Contagem
Ábaco Mesopotâmico
O ábaco Mesopotâmico foi desenvolvido por volta de 2400 a.C e foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia; e também é bem provável que seja seu ponto de origem a índia.
Os números eram eventualmente adicionados e bolas de pedra eram utilizadas para ajuda nos cálculos.
Ábaco Babilônio
Os babilônios já utilizavam este ábaco por volta de 2700-2300 a. C, provavelmente o primeiro, mas demonstrou alguns problemas, para utilização por ser primitivo.
Era utilizado para fazer operações e subtração com sistema numérico sexagesimal (base 60). Com caráter do alfabeto cuneiforme babilônio. Algumas das primeiras formas de contagem foram utilizadas com as partes do corpo humano, sendo que em algumas aldeias os indivíduos chegavam a contar até o número 33. Ábaco Egípcio
O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios alguns historiadores encontraram esse discos q foi sugerido como material de calculo. Mas como não foi encontrado nenhum vestígio de escritas nas paredes há muitas duvidas de realmente ter existido. É um sistema de numeração de base dez e era composto por alguns símbolos numéricos.
Ábaco Grego
O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de 149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, Estes eram feitos de madeira ou mármore com linhas paralelas pintadas ou vazadas.
Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de abakion.
Ábaco Romano
O ábaco romano foi criado por volta do século XIII e, era utilizado como um método normal de cálculo. Era uma tábua com 8 sulcos (orifícios onde ficavam os