Matematica
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE MATEMÁTICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSOR: ELDER RIBEIRO GARCIA
Série 5º e 6º Semestre
Osasco, 04 de dezembro de 2012
ETAPA 1
No inicio da construção do conceito de número é importante que o professor peça para seus alunos observarem o uso do número em nossas vidas desde o nascimento, através de datas, ensinando que esses símbolos, os números, servem para contar e expressar quantidades, que os números estão perto de todos, passeando pela rua, nas placas de carros, número de casa, elevador e etc.
Para que a matemática se torne clara e objetiva, precisa ser ensinada por etapas, para que o aluno possa compreender seu processo, pois o básico é fundamental para dar base para todos outros aspectos da matemática. Cada etapa tem sua importância, o professor deve certificar-se que o conteúdo que ele ensinou foi apropriado pelo aluno e se tornou conhecimento, desta forma a intervenção do professor é fundamental. O papel do professo é propor diálogos, plantão de dúvidas, retomar, corrigir, analisar, usar ou mudar estratégias de acordo com o interesse da turma, observar, avaliar e ajudar a resolver “juntos”. Desta forma o processo de intervenção se faz muito necessário, mas intervir é estar junto com aluno e entender suas dificuldades, buscar históricos para compreender a sua singularidade.
ETAPA 2
Ábaco
O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.
Este é um instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição (unidades, dezenas, centenas...). Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos.
Pode ser