ATPS matematica baco
História do Ábaco Figura de um ábaco usado na Idade Média.
Segundo muitos historiadores o ábaco é um antigo instrumento de cálculo que foi inventado na Mesopotâmia na sua forma mais primitiva, sendo aperfeicoado depois pelos chineses e romanos.
O ábaco, uma fantástica máquina de calcular. Há indícios de que o homem já o utilizava antes mesmo do desenvolvimento da escrita. Nessa fase, parece que os ábacos eram tábuas recobertas com areia, serragem ou cal, nas quais se registravam contagens e se faziam cálculos simples com o auxílio de bastões de ponta fina.
Ao longo dos séculos, em sua busca por processos e instrumentos que permitissem registrar e simplificar contagens e cálculos, o homem foi inventando técnicas e máquinas que propiciaram a redução do tempo e da energia gastos em operações trabalhosas.
O ábaco foi utilizado por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura. Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital. Mesmo hoje, depois de 3 mil anos das sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento. O ábaco consiste em uma pequena tábua que contém certo número de contas, e é possível através dele, realizarem-se cálculos numa velocidade bem maior do que se o cálculo fosse utilizando-se a mente.
Com certa prática, certas pessoas chegam a calcular no ábaco mais rapidamente do que usando uma calculadora eletrônica.
Sendo depois desenvolvidos em grande variedades. O mais popular utiliza uma combinação de dois números-base (2 e 5) para representar números decimais.Mas os mais antigos ábacos usados primeiro na Mesopotâmia e depois na Grécia e no Egito por escrivães usavam números sexagesimais representados por fatores de 5, 2, 3 e 2 por cada dígito. e usando uma calculadora eletrônica.
PROPOSTA DE ATIVIDADE COM ÁBACO
O ábaco é a