aaaaaaaaaaaaaaa
Plano Agache é a denominação popular do plano de remodelação urbana da cidade do Rio de Janeiro elaborado no final da década de 1920, por Alfred Agache, por solicitação do então prefeito da cidade, Antônio Prado Júnior.
Embora não tenha sido efetivamente implementado, o Plano abriu novas perspectivas para o urbanismo no Brasil e deu origem à criação do Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal
Palavras-chave: Alfred Agache, plano de desenvolvimento, Rio de Janeiro.
INTRODUÇÃO
No final da década de 1920, Rio de Janeiro, ainda capital da República, necessita de uma remodelação urbana. O então prefeito da cidade, Antônio Prado Júnior, convida o arquiteto francês, Alfred Agache, juntamente com um grupo de técnicos estrangeiros, para criar um plano de desenvolvimento, remodelação e embelezamento, com intenção de que as obras começassem ainda durante o seu mandato e tivessem continuidade nos próximos governos. A planta diretriz só poderia ser estabelecida após convencer os cariocas de sua necessidade e do seu interesse. Com o auxílio de um técnico, foi exposto diante do público e do prefeito, o programa de urbanismo e como deveria ser especialmente considerado na capital do Brasil.
O PLANO DA CIDADE
Para Alfred Agache, urbanismo “é uma ciência, é uma arte, é sobretudo uma filosofia social. Entende-se por urbanismo, o conjunto de regras aplicadas ao melhoramento das edificações, do arruamento, da circulação e do descongestionamento das artérias públicas. É a remodelação, a extensão e o embelezamento de uma cidade, levados a efeito, mediante um estudo metódico da geografia humana e da topografia urbana sem descurar as soluções financeiras.”
O plano desenvolvido por Agache apresenta a comparação da aglomeração urbana a um organismo vivo: "Nenhuma imagem poderia representar melhor a constituição e a vida das cidades. Essas nascem, crescem, vivem e como os seres animais, enfraquecem e morrem”. Para que as cidades possam viver,