aaaaaaaaaaa
11º ano de escolaridade
Componente de Química
Componente de Química
1.3 Síntese do amoníaco e balanços energéticos
•
Os sistemas químicos são formados por enormes quantidades de unidades estruturais que possuem energia, a energia interna do sistema. o Energia cinética, que resulta dos movimentos das partículas do sistema. o Energia potencial, que resulta da interacção entre as partículas, nomeadamente das forças intermoleculares e interatómicas.
•
Os átomos possuem também energia; parte dela está associada aos núcleos, a outra parte está associada aos electrões. Esta energia tem carácter potencial, em consequência das repulsões entre os electrões e da atracção entre o núcleo e os electrões, e carácter cinético, como resultado do movimento que os anima.
•
Logo, U = E c + E p
•
A energia cinética de um sistema aumenta com a temperatura, uma vez que a temperatura é uma medida da energia cinética média das partículas que compõem o sistema.
•
1ª Lei da Termodinâmica, ou Lei da Conservação da Energia, afirma que a energia total
do
Universo
permanece
constante,
tal
que,
U = cons tan te ⇒ ∆U = 0 .
•
o
A energia de um sistema isolado é constante
o
E c + E p = cons tan te ⇒ ∆E c + ∆E p = 0 ⇔ ∆E c = −∆E p
Em muitas reacções químicas o principal objectivo não é o de obter os produtos de reacção mas sim aproveitar a energia delas resultante. Assim: o Numa reacção exotérmica que ocorre em sistema isolado há aumento de temperatura, a que vai corresponder um aumento de energia cinética, e, consequentemente, vai ter de existir uma diminuição da energia potencial.
Paulo José Santos Carriço Portugal
Página 1 de 7
Disciplina de Física e Química A
11º ano de escolaridade
Componente de Química
o Numa reacção endotérmica que ocorre em sistema isolado há diminuição de temperatura, a que vai corresponder uma diminuição de energia cinética,