aaaaaaaaaaa
Buraco dos Cachorros
Thainan Fagundes Brum¹
Vinícius Pretto da Silva²
Resumo: Este artigo vem apresentar uma alternativa adequada para a recuperação da cobertura vegetal nas margens do Rio Taquari, através da aplicação de obras de bioengenharia, na área conhecida como “Buraco dos Cachorros”, localizada em Estrela - RS. A instabilidade dos taludes e a erosão vistas neste local, resultantes dos processos fluviais de origem natural catalisados pela destruição da flora marginal do rio. Como forma de estabilizarem declives e controlar processos erosivos, pode-se fazer uso das técnicas de bioengenharia. Este trabalho revisa os conceitos relacionados ao tema. Os resultados da implantação do projeto de recuperação do ambiente ripário, a recomposição paisagística mais próxima possível ao ambiente natural da região, incluindo o controle da erosão do solo, garantindo a recuperação parcial da biodiversidade local, das interações entre flora e fauna e consequentemente, a reconstituição do equilíbrio biológico são os objetivos da implantação destas técnicas.
Palavras-chave: Bioengenharia, Contenção de Talude, Parede Krainer, Moles.
1 INTRODUÇÃO
Este Relatório de Recuperação de Ambiente Ripário de uma parcela do Rio Taquari vem apresentar uma alternativa adequada para a recuperação da cobertura vegetal nas margens do Rio Taquari, ao longo do perímetro urbano do município de Estrela, na área conhecida como “Buraco dos Cachorros”, com técnicas de
Engenharia Natural ou Bioengenharia.
Através de pesquisas e análises dos cenários físico, biótico e sócio-econômico obtêm-se as características comportamentais do ambiente ripário, podendo diagnosticar as causas da erosão, planejando o projeto de forma que as obras sejam executadas com máxima eficiência, minimizando os danos sem interferir nas atividades sócio-econômicas do município e região.
2 CONCEITOS BASICOS
A instabilidade dos