aaaaa
Atividade estruturada: Planejamento agregado da produção e da distribuição para aplicação em empresas de produção make-to-stock com múltiplas localidades.
Nome: Carlos Filipe Morais Sanz
Matricula: 201201143055
Planejamento Agregado da Produção e Distribuição para aplicação em empresas de produção do tipo make-to-stock com múltiplas localidades
Desenvolvimento
O Planejamento Agregado da Produção (PAP) está diretamente relacionado com a determinação dos níveis de produção, estoques e força de trabalho para se atender a demanda ao menor custo possível. Uma vez que é inviável considerar todos os detalhes do processo produtivo em um modelo de planejamento, algumas informações precisam ser agregadas (em grupos de produtos, centros de trabalho, etc). O período considerado para a elaboração do PAP normalmente varia de 6 a 18 meses, mas normalmente as empresas utilizam 12 meses como horizonte de planejamento.
Gerado o plano agregado de produção, este será mais tarde detalhado, gerando o Plano Mestre de Produção, que ira se desdobrar no Calculo das Necessidades de Materiais e na Programação Operativa da Produção. Se a demanda e os custos forem estáveis para todo o período de planejamento, é viável passar direto à Programação das Operações, dispensando-se o processo de planejamento agregado. Entretanto, se essas condições não forem satisfeitas, podem surgir ineficiências caso o planejamento de médio prazo não seja considerado. Na realidade o que se observa com freqüência são empresas com demandas e custos variáveis, o que faz com que a etapa de planejamento tático seja muito importante, pois através do PAP se determina o nível de produção, forca de trabalho e estoques para o atendimento da demanda e do nível de serviço exigidos.
Nos princípios do Planejamento e controle da produção PCP são apresentados três níveis de planejamento: planejamento de