Aaaa
Em sua 19ª edição o evento é uma oportunidade para que jovens com deficiência de todo o País demonstrem sua habilidade para o esporte e conquistem vitórias
A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) promove entre os dias 09 e 13 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), a XIX Olimpíada Nacional das Apaes. Sem fins lucrativos, o evento é uma oportunidade para que cerca de 1.000 atletas com deficiência de todo o Brasil evidenciem seu talento para o esporte.
Durante toda a semana da Olimpíada Nacional, jovens (meninos e meninas) com idade a partir de 12 anos competirão em doze modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol de salão, futebol de campo, ginástica olímpica e ginástica rítmica desportiva, além de handebol natação, tênis de mesa, judô, lançamento de dardos e Capoeira (pela primeira vez na categoria de competição).
Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Apaes, Eduardo Barbosa, o estímulo à prática esportiva é importante para a auto-estima da pessoa com deficiência. “A Olimpíada no movimento das Apaes, além de garantir um espaço da prática esportiva, estimula nossos alunos a prática de um espaço de aprendizagem, complementando assim o currículo das nossas escolas”, afirma.
Todos os alunos com deficiência terão acompanhamento de profissionais e técnicos. Haverá atendimento médico permanente no local para os competidores em casos de indisposição ou lesões, ocorrências típicas de eventos esportivos.
Os alunos participantes do evento foram selecionados nas etapas regionais e estaduais da competição. Além das provas em cada modalidade, a organização do evento programou atrações recreativas, para que a Olimpíada Nacional seja também um momento de integração e recreação entre os participantes.
A Olimpíada Nacional é promovida em parceria com a Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e com a Apae de Belo