Aaaa
O estudo da à evolução da economia marítima tem que se no enfoque dos séculos 19 a 20. Com a evolução das principais frotas “tramp” e “liner”, as mudanças de mercados, rotas das principais potencias, Britânica, Norueguesa, Grega e japonesa.
Com a industrialização do século 19 foi determinante para o desenvolvimento da união européia assim expandindo seu território de poder entre as nações com o seu comercio marítimo, e foi chamada essa época de domínio de “BOM” no serviço marítimo internacional. E em consequencia o transporte marítimo aumentou e com isso a Europa exportou muito material industrializado e importou muita matéria prima. E no mesmo período venho à evolução de navio a vela para os a vapor, aumentando a oferta de espaço e tempo e com isso venho o declínio dos fretes. Mesmo assim a Europa se manteve no topo do comercio marítimo ate a primeira guerra mundial.
No século 20 a Grã-Bretanha ainda continuou no topo do rank do comercio exterior, seguida pelos USA, Alemanha, Noruega, França e Japão. Com mais de 95% da frota mundial com isso 15 países estavam com o poder. Países que formavam a “economia do atlântico”. Com mais de 100 anos de ascensão da união européia cedeu ao começo da primeira grande guerra com a disputa das indústrias européias buscando poder econômicos e poder políticos. E com isso a economia sofreu um grande abalo com as duas grandes guerras, mas com isso ouve um aumento nas frotas mundiais e criações de bancos multinacionais e com isso venho uma expansão das frotas do usa e Alemanha com aquisições da união européia principalmente da Grã-Bretanha, e as fusões de empresas no norte da Europa e a gradual extinção das transportadoras “tramp”.
No período entre guerra ouve uma crise industrial e causou um abalo econômico muito grande sentido principalmente pela Grã-Bretanha. A frota mercante aumentou 33% no período pré-guerra e a frota que mais aumentou foi a do USA, norueguesa e grega. Nesse período de entre guerras, a