aaa
O projeto que ira ser abordado nesse trabalho é o de Conjunto Habitacional de Interrese Social P4, onde iremos calcular os brises que mais se adequão a nossa orientação solar.
Através de gráficos e esquemas, iremos mostrar como se comporta esses brises, se estão realmente protegendo dos raios solares os cômodos do projeto.
Foto: Conjunto Habitacional Monte Verde -P4
LOCALIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto se encontra na cidade de Florianópolis, SC, no bairro Monte Verde proximo ao floripa shopping.
FOTO: LOCALIZAÇÃO DO TERRENO
Incidência Solar na implantação
8:00 horas 12:00 horas 16:00 horas
Croqui de cálculos para dimensionamento dos brises
LAYOUT ESTUDADO - SALA
A área estudada sala de estar, onde possuem 11.20 m2 de área interna, ela esta virada para o sudoeste.
Utilizando o programa EXOTECT obtivemos os resultados referentes à insolação deste ambiente. A seguir observamos as análises referentes aos meses de janeiro e junho, respectivamente.
GRÁFICO ECOTECT - SALA
Conforme explicita o gráfico acima, a proteção está mal dimensionada, pois não protege o sol que está entrando no cômodo, está cobrindo somente iluminação natural, representado pela mancha preta abaixo de Janeiro.
.
Nota-se que pelo horário da manhã, em todos os meses, não há interferência solar dentro do cômodo. Contudo, seria viável sua incidência direta, uma vez que o sol matutino é o mais saudável e menos prejudicial. No horário da tarde não a penetração do sol, pois o brises estra protegendo muito bem. O brise na verdade o a circulação externa do projeto, funcionando também como um brise.
GRÁFICOS SOL-AR - SALA
Análise de temperatura da cidade de