Aaa
CAMPUS DE ROLIM DE MOURA – RO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
DENDROMETRIA
Tectona grandis L.f.
ROLIM DE MOURA/RO
2014
DENDROMETRIA
Tectona grandis L.f.
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal de Rondônia - UNIR de Rolim de Moura - RO, como requisito avaliativo parcial sob orientação do Professor Especialista.
ROLIM DE MOURA
2014
RESUMO
A teca (Tectona grandis L.f), originária do sudeste asiático, é uma das espécies madeiráveis mais valiosas, por suas excelentes propriedades físicas e qualidades estéticas. No Brasil, a espécie é amplamente plantada dada sua adaptação às condições climáticas do país e a redução da idade de rotação. Devido a sua recente introdução no país, os estudos referentes às características da madeira ainda são escassos, nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar a madeira jovem da espécie teca (Tectona grandis L.f).
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ajustar um modelo volumétrico e uma função de crescimento visando comparar o desenvolvimento de um plantio de teca (Tectona grandis L.f) localizado no município de Alta Floresta do Oeste- RO, com comparativo com diferentes regiões do plantio, foram utilizado 60 arvores de amostra com 13 anos de idade, desbastado e com espaçamento 3m x 2m. Foram obtidos mediante a analise ao crescimento em DAP.
De modo geral os resultados mostraram que as características da madeira jovem de teca plantada no Brasil assemelham-se às da teca proveniente de outros locais de plantação e de origem da espécie.
INTRODUÇÃO A dendrometria trata das medições ou variáveis de medida na árvore, ela serve como ferramenta básica de trabalho, especialmente no que se diz respeito a captação de dados dendrométricos para os planos silviculturais de manejo florestal, de exploração madeireira, e da própria política e economia florestal. A dendrometria procura adequar sua importância