A3 thinking
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão apresentadas oito ferramentas de gestão que são utilizadas na organização do processo operacional. As seguintes ferramentas serão apresentadas: 5w2h, Matriz de Gerenciamento do Tempo, A3 thinking, Diagrama de Ishikawa, PDCA, Matriz Ansoff, Cinco forças de Porter e Pirâmide de Maslow. O presente trabalho tem como objetivo contextualizar as oito ferramentas que serão apresentadas, mostrando suas funcionalidades, e dando exemplos das mesmas.
2. 5W2H
O 5W2H, basicamente, é um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas. Ele funciona como um mapeamento destas atividades, onde ficará estabelecido o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita. A origem dessa ferramenta é atribuída a Marcus Fabius Quintilianus.
A ferramenta se utiliza de perguntas para gerar um planejamento e implantar as soluções apontadas pelas respostas obtidas para o um determinado problema.
O nome 5W2H é derivado das iniciais das palavras em inglês What, When, Why, Where e Who, e o 2H, às palavras How e à expressão How Much:
What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)
O planejamento da atividade deve prever a elaboração da estratégia de ação, envolvendo os atores do processo e a partir de respostas às perguntas, elaborar um plano de ação específico com o objetivo de resolver o problema em questão, abaixo segue exemplo prático dessa ferramenta é a Comercial Destro que desejava tornar a empresa mais lucrativa:
3. MATRIZ DE GERENCIAMENTO DO TEMPO
Matriz criada por Stephen Covey no livro “Os 7 Hábitos das