A1
A língua é uma forma de conhecimento e um meio de construir, estabelecer, manter e modificar relações com os outros. Por isso, uma mesma pessoa é capaz de utilizar diferentes estilos ou registros de língua de acordo com o contexto ou a finalidade da comunicação: quando se dirige a um adulto ou a uma criança, quando fala a pessoas reunidas em um auditório ou conversa de modo descontraído numa roda de amigos, quando escreve uma carta de solicitação de emprego ou comparece a uma entrevista com esse mesmo objetivo, quando relata um acontecimento ou dá um conselho a alguém.
O que aproxima a oralidade (fala) da escrita?
É que ambas precisam ser adequadas ao contexto em que estão inseridas, ou seja, respeitar o nível de conhecimento das pessoas, o grau de intimidade e os objetivos da situação de comunicação. é muito importante adequar a fala ou escrita ao contexto comunicativo, sabendo usar a linguagem apropriada a cada situação de comunicação aplicando as características específicas das modalidades oral e escrita.
Língua portuguesa: é possível aprender a usá-la adequadamente?
Você acha que a maioria dos brasileiros tem dificuldade de aprender e utilizar a língua?
Sim. Atualmente, o hábito de ler perdeu muito espaço na vida da maioria dos brasileiros. Ler é sem dúvidas a melhor maneira de aprender uma língua e absorver palavras não tão usadas no dia-a-dia. A diminuição da leitura, atrelada ao hábito de utilizar abreviações e gírias na internet e na linguagem falada, pode deixar o indivíduo limitado apenas a linguagem coloquial, não sabendo se adequar aos diferentes contextos que a língua pode ter.
Você acredita ser possível minimizar essa dificuldade e conseguir ter a