Filosofia Discrimina O Racial
Existe uma maneira de medir o preconceito de uma sociedade: a Escala de Preconceito e Discriminação de Allport ou Escala de Preconceito de Allport vai de 1 a 5:
Nível 1 - Anti-locução - um grupo maioritário faz piadas sobre um grupo minoritário. A fala dá-se em termos de estereótipos negativos e imagens negativas. Isto é também chamado de incitamento ao ódio. Por exemplo, piadas sobre portugueses (no Brasil), brasileiros (em Portugal), negros, japoneses, gays, etc.
Nível 2 - Esquiva- o contato com as pessoas do grupo minoritário passa a ser ativamente evitado pelos membros do grupo maioritário. Pode não se pretender fazer mal diretamente, mas o mal é feito através do isolamento.
Nível 3 - Discriminação- o grupo minoritário é discriminado, sendo lhe negado oportunidades e serviços. Os comportamentos têm por objetivo específico prejudicar o grupo minoritário impedindo-o de atingir os seus objetivos, como a educação ou emprego, etc.
Nível 4 - Ataque Físico- o grupo maioritário vandaliza as coisas do grupo minoritário, queimam propriedades e desempenham ataques violentos contra indivíduos e grupos. Danos físicos são perpetrados contra os membros do grupo minoritário. Por exemplo, linchamento de negros nos Estados Unidos da América.
Nível 5 - Extermínio- o grupo maioritário pretende exterminar o grupo minoritário. Tentam liquidar todo um grupo de pessoas (por exemplo, a população dos índios norte-americanos, a Solução Final para o Problema Judeu, a Limpeza Étnica na Bósnia, o genocídio, etc).
Preconceito: É um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são a social, racial e sexual.