A001
Rev Bras Clin Med, 2009;7:74-83
Caracterização clínica-epidemiológica dos pacientes diagnosticados com hanseníase no município de Caxias, MA*
Clinic-epidemiologist characterization of the patients diagnosed with hanseniasis in the city of Caxias, MA
Lailton de Sousa Lima1, Fernanda Ramyza de Sousa Jadão2, Raimundo Nonato Martins Fonseca3, George
Ferreira Silva Junior4, Rafael Correia Barros Neto2
*Estudo realizado nos Postos de Saúde que atendem pelo Programa Saúde da Família da cidade de Caxias, MA, os quais estão habilitados na detecção e tratamento dos pacientes com Hanseníase.
RESUMO
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O Brasil é considerado um país de alta endemicidade, ocupando o 1º lugar no mundo em casos novos e 2º lugar em números absolutos. A característica clinica e epidemiológicas da hanseníase têm sido objeto de inúmeros estudos, no entanto, a quantidade de trabalhos científicos que revelem estas nas cidades do
Maranhão é escassa. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes com hanseníase na cidade Caxias, MA.
MÉTODO: Realizou-se um estudo observacional retrospectivo mediante a análise de 78 prontuários de pacientes diagnosticados com hanseníase em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana de Caxias, entre janeiro de
2007 e agosto de 2008. Utilizou-se um protocolo preestabelecido na coleta de informações, que teve sua elaboração dirigida aos objetivos do estudo. Coletaram-se dados dos prontuários médicos, complementando-os com os dados da ficha de notificação da Secretaria de Saúde do Estado.
Estruturou-se o banco de dados com o programa Epi info
(Versão 3.4.3). Aplicou-se o teste Qui-quadrado, considerando estatisticamente significativo quando p < 0,05 e intervalo de confiança (IC = 95%).
RESULTADOS: Foram estudados 78 prontuários, onde se observou predominância do sexo masculino (55,1%).
A idade media foi 48 anos, com desvio-padrão ± 22 anos
(9 a 98 anos). A maioria dos indivíduos era da