Avaliaçao de vigor e viabilidade em sementes de soja
CURSO DE AGRONOMIA
AVALIAÇAO DE VIGOR E VIABILIDADE DA SEMENTE DE SOJA
PEDRO LUCAS ARBUÉS AZEVEDO
GOIÂNIA Março/2011
PEDRO LUCAS ARBUÉS AZEVEDO
AVALIAÇAO DE VIGOR E VIABILIDADE DA SEMENTE DE SOJA
Projeto de pesquisa apresentado a disciplina TCC I do Curso de Agronomia do Centro Universitário Goiás,Uni-ANHANGUERA, sob a orientação da Profa Dra Luciana Bittencourt, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Agronomia.
Goiânia
Março/2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 3 MATERIAL E MÉTODOS 4 RESULTADO
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A soja é uma das principais culturas do país. De acordo com os dados da CONAB (2011), a produção nacional de grãos da cultura na safra 2010/2011 foi estimada em 75,0 milhões de toneladas. E por ser uma cultura de grande importância econômica e de alto custo de produção, é Imprescindível a utilização e a produção de sementes de qualidade, onde vigor e a viabilidade andam juntos.
A falta de qualidade na semente de soja pode comprometer boa parte da produção. Nos anos de dificuldades de produção o produtor tem a tendência de reduzir o maximo possível a qualidade dos insumos inicias, para assim reduzir os custos de produção. A utilização de grãos de safras passadas ou até mesmo a utilização de sementes piratas no plantio faz com que o produtor perca a segurança do vigor que a semente pode oferecer, comprometendo a produção final e a qualidade dos grãos. A qualidade da semente é um somatório dos aspectos físicos, fisiológicos, sanitários e genéticos (FRANÇA NETO et al, 1999).
O produtor de sementes hoje tem simplesmente a mais importante missão; que é a de reproduzir o material responsável para produção de grandes