8 motivos que o obrigam a andar com dinheiro no bolso
Leia Mais
30/10/2013 | Rede pretende conquistar mais clientes do Itaú Unibanco
29/10/2013 | Inadimplência do cartão de crédito deve seguir em queda
29/10/2013 | Setor de cartões deve crescer 16,9% este ano, estima Abecs
29/10/2013 | Cartões movimentaram R$384 bi no 1º semestre, diz Abecs
Segundo o levantamento da Abecs, divulgado nesta semana, a fatia de pagamentos com dinheiro passou de 43% para 37% de 2011 para 2013. Ainda que a redução seja relevante, o dado mostra que as cédulas de dinheiro ainda estão bastante presentes entre nós.
Entre as explicações para isso podem estar as taxas do aluguel das máquinas de passar cartões, a comissão sobre o valor de uma venda e a demora para receber o dinheiro do pagamento realizado no crédito, questões que levam o pequeno empresário a achar o meio de pagamento desvantajoso, ainda que os clientes possam pensar o contrário.
Confira a seguir por que você ainda não está livre de ir até o caixa automático e deixar um dinheirinho no bolso.
1 O sistema do seu banco pode ficar indisponível
De tempos em tempos, os sistemas bancários podem ficar indisponíveis em virtude de alguma manutenção, impossibilitando o uso de cartões de débito ou de crédito. Basta digitar “cartão indisponível” no campo de buscas do Google para notar.
Em alguns casos, isso é previsto e é avisado aos clientes, como fez recentemente a Caixa. Mas em outros, o cliente pode não ser avisado e descobrir só na hora de passar o cartão.