DSS acidente domestico com crianças
Acidentes Domésticos com Crianças
As
crianças têm uma rapidez surpreendente quando o assunto é "fazer arte". Em uma fração de segundos, tomadas, desinfetantes, objetos cortantes e tudo mais que é proibido pelos adultos se transforma em brinquedo quando não há supervisão.
Os acidentes domésticos são muito comuns. Mesmo com todo o cuidado, há objetos e situações que podem tornar todas as divisões da casa um perigo iminente. Quedas, pancadas na cabeça, tropeços e escorregões, principalmente entre crianças e idosos, são comuns dentro das residências, e podem ter graves complicações. Estatística de Acidentes domésticos
Levantamento elaborado pelo Ministério da Saúde aponta que, entre
2000 e 2010, o número de mortes envolvendo crianças com até 10 anos de idade, vítimas de acidentes domésticos como afogamento, asfixia ou exposição à fumaça e ao fogo, foi de 8.148.
O que fazer para tornar cada área do seu lar mais seguro:
Na cozinha
• ‘Tampe’ as tomadas com os protetores de tomada. Este acessório é simples de usar e pode ser retirado para utilização normal da tomada, depois é só colocá-lo novamente no lugar. Essa regra vale para todos os cômodos da casa.
• Ao cozinhar, dê preferência a utilização das ‘bocas’ de trás do fogão e sempre mantenha os cabos das panelas virados para a parte interna ou traseira do fogão, longe das bordas. Isso evita que as crianças se aproximem do fogão e puxem as panelas pelo cabo, entornando o conteúdo quente, o que pode causar queimaduras graves. • Fósforos, isqueiros e materiais inflamáveis em geral também devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
Na cozinha
No banheiro
• Banheiros com aquecedor a gás devem estar sempre ventilados. Não se esqueça também de promover a manutenção periódica do aparelho.
• Cosméticos, remédios, produtos de higiene, lâminas e aparelhos elétricos (barbeador, depilador, chapinha, secador de cabelo, etc) devem ser