8 estadios de erikson
Introdução
Erik Erikson criou a teoria do desenvolvimento e a dividiu em oito estágios, dando o maior destaque no período da adolescência, mas deixando claro que cada estágio contribui para a personalidade do individuo e que devemos respeitar o ritmo cronológico de cada pessoa.
1° estágio: Confiança básica VS Desconfiança básica.
Este estágio ocorre no primeiro ano de vida 0 a 18 meses. Esse estágio esta diretamente relacionado ao contato mãe e filho. Se a criança perceber que nessa relação existe amor, confiança, carinho ela vai se desenvolver em um ambiente de confiança, essa confiança que ela adquiriu, será importante para situações futuras, para convivência com outras pessoas e situações.
2° estágio: Autonomia VS Vergonha e Dúvida.
Este estágio ocorre entre os 18 meses e os 3 anos de vida.Nesse estágio a criança vai ter que dosar a vontade própria com as regras do determinado lugar. É muito importante o papel dos pais, pois são eles que vão ajudar a responder os porquês e observar as “birras” que as crianças passam a ter nesse período. Os pais terão que ter paciência pois essas birras e esses porquês são importantes para o desenvolvimento da criança.
3º estágio: Iniciativa VS Culpa.
Este estágio ocorre entre os 3 e 6 anos de vida. Nesse estágio a criança deve ter iniciativa e deve ter a capacidade de saber o que é certo e o que é errado. Os adultos devem estimular a criança, e deixar claro que se ela errar não deve se sentir culpada, isso é importante para o desenvolvimento. Também nessa faze ela esta mais desenvolvida física e mentalmente.
4º estágio: Diligência VS Inferioridade.
Este estágio ocorre entre os 6 e 12 anos de vida. Nesse estágio a criança passa a ser produtiva, ela se sente útil, competente. Aos poucos ela vai se soltando dos seus brinquedos para realizar tarefas mais produtivas, e ela deseja conseguir