8 de março
Luciana Garcia1
RESUMO
O texto busca mostrar o surgimento do 8 de Março, suas raízes mais profundas e a importância do movimento feminista para tal data. Movimento este que foi responsável pelas conquistas femininas ao longo dos tempos, e sempre buscou a igualdade entre os gêneros, direitos iguais no mundo do trabalho e a importância da mulher na sociedade.
É mostrado também que mesmo tendo passado diversos anos muitas coisas continuam iguais e que a luta das mulheres continua , apesar das mesmas terem conseguido alcançar lugares e cargos nunca antes imaginados ocupados por mulheres o preconceito e a misoginia continuam fortes. A luta nunca pode parar e as mulheres ainda têm muitos objetivos à serem conquistados.
PALAVRAS-CHAVES
Mulheres, Feminismo, Movimentos Feministas, 8 de Março, Direitos
INTRODUÇÃO
O dia 8 de março é dedicado à comemoração do Dia Internacional da Mulher. Atualmente tornou-se uma data um tanto festiva, com flores e bombons ou é relembrada sua origem marcada por fortes movimentos de reivindicação política, trabalhista, greves, passeatas e muita perseguição policial. É uma data que simboliza a busca de igualdade social entre homens e mulheres, em que as diferenças biológicas sejam respeitadas, mas não sirvam de pretexto para subordinar e inferiorizar a mulher. Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
DO MOVIMENTO FEMINISTA AO SURGIMENTO DO 8 DE MARÇO
O dia 8 de Março foi símbolo de lutas por direitos e por emancipação antes de movimentar o mercado de flores e bombons. A versão mais difundida a respeito da origem da comemoração do dia internacional da mulher conta que se trata de um tributo a operárias têxteis que, em greve pela redução da jornada de