7 Habitos
Em sua abordagem inicial o autor ressalta a dificuldade passada por um de seus filhos na escola, um menino imaturo que ia mal nos estudos, esportes. Ele e sua esposa tentavam dar apoio, incentivando-o em tudo, mas de nada adiantava. Perceberam que se quisessem mudar a situação, eles precisariam mudar primeiro, mudando a percepção. Outro ponto abordado foi o das duas figuras, a velha senhora e a bela moça. Cada um de nós tem tendência para pensar que vê as coisas como elas são, objetivamente. Mas não é bem assim, vemos o mundo, não como ele é, mas como fomos condicionados a vê-lo. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes abrangem a maioria dos princípios fundamentais da eficácia humana. Estes hábitos são básicos, primários. Eles representam a interiorização dos princípios corretos nos quais o sucesso e a felicidade duradoura se baseiam. Dentro de uma visão geral dos 7 hábitos, um hábito é definido como a interseção entre o conhecimento (o que fazer e o porquê), a habilidade (como fazer) e o desejo (o querer fazer).
PRINCIPIOS, PARADIGMAS E MAPAS MENTAIS
Paradigma pode ser definido como um modelo, uma percepção, uma referência. É a maneira como vemos o mundo, não no sentido visual, mas em termos de percepção, compreensão e interpretação.
Cada um de nós tem, dentro da cabeça, o que chamaremos de mapas mentais. Um mapa, nós sabemos, não é um território; ele é a explicação de certos aspectos do território.
Imagine-se perdido na cidade de Chicago. Um mapa da região seria de grande valia. Agora imagine que, se ao invés de um mapa da cidade de Chicago voce tivesse um mapa errado, da cidade de Detroit, por exemplo. O mapa o ajudaria a ficar ainda mais perdido.
Nossos mapas mentais funcionam da mesma forma. Podemos mudar nossas atitudes e comportamentos, ter mais empenho, sermos mais otimistas. Porém, se o nosso mapa mental utilizado estiver