Fisiologia
O filamento de actina é formado por três proteínas. Os três são moléculas diferentes: nós temos a actina propriamente dita, a troponina e a tropomiosina. Essas três moléculas compõe os filamentos finos de actina. A actina vai ter uma região chamada de região ativa. Então ela terá duas submodalidades: uma região que ativa. Ativa o que? Como eu falei com vocês a cabeça da miosina vai se ligar a actina e é isso que vai prender e traciona-lá. A cabeça da miosina se liga no sítio de actina e vai fazer o que chamamos de _____________. Então para que a miosina faça isso nessa actina, tem que ter um sítio de ligação, um local que tem afinidade pra miosina.
Então aqui tem mostrando as características de actina F e actina G e mostrando que tem determinados filamentos que vão ter locais ativos das pontes cruzadas, tem afinidade pela miosina. A actina também vai formar uma cadeia em dupla hélice. O que acontece? Esse sitio de ligação ativa pode estar disponível o tempo todo? Não. Ele não fica livre no repouso. No repouso a tropomiosina vai cobrir esse sitio de ligação e ela só vai descobrir e expor esse sítio na contração. Em qual momento? O que vai ativar, que a gente já conversou? O Cálcio. Quando aparecer o cálcio na parada, aí a actina muda de configuração.
Então como já falamos a actina vai estar ligada a essa linha Z (que está representada de preto), e ela vai estar sobreposta à miosina. Mostrando aqui então a cabeça da miosina (tem similaridade com um taco de golf). E a ponte cruzada vai fazer isso: a ligação da miosina na actina e vai traciona-la. Isso tudo vai contribuir que a actina faça assim em cima na miosina. A contração propriamente dita é o deslizamento da actina sobre a miosina. As extremidades projetam linhas _____________. E aí continua.
Então como nós já conversamos tem outra molécula chamada tropomiosina que cobre o sitio de ligação da actina. Então as moléculas de tropomiosina ficam no nos sulcos da dupla hélice, moléculas de