7 habitos
De acordo com Stephen R. Covey, para se viver com segurança e sabedoria e ter o poder de tirar vantagens das oportunidades que as mudanças criam, nós precisamos de integridade, imparcialidade, honestidade e dignidade humana. Relativamente a qualquer ordem, quando consideramos que a maioria de nós vive nossas vidas em um estado permanente de alteração contínua, questionando nossos ideais e valores, e lutando uma batalha diária com a falta de confiança em si próprio que nos impede de tomar riscos de qualquer tipo. No entanto, em “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, Covey tenta mostrar que mudar a maneira com que nós vemos a nós mesmos e o mundo a nossa volta de maneira que nós possamos nos tornar bem sucedidos tanto pessoalmente como profissionalmente, é uma tarefa muito fácil.
Ele define os hábitos como o cruzamento entre conhecimento, experiência e desejo e afirma que os Sete Hábitos do título não mutuamente exclusivos, porém quando desenvolvidos juntos ajudam a formar um ser humano sensível, confidente e eficiente.
Como todo livro de auto-ajuda, muito do que você irá ler aqui é baseado no senso comum e pode algumas vezes se obviamente irritante. Contudo, o que Covey se propõe a fazer de forma tão bem sucedida é derrubar todas as barreiras que impedem todos nós de olhar profundamente para nós mesmos, e depois, gradualmente, introduzir novas regras que nos permitem dar o primeiro passo da dependência para a independência e depois em direção ao objetivo final da interdependência. Mas claro que a única forma real de testar o valor dos Hábitos - ser pro ativo, começar pelo fim na mente, colocar as primeiras coisas no primeiro lugar, pensar no ganha/ganha, procurar primeiro entender para depois ser entendido, buscar sinergia, afinar a percepção – é trabalhar neles. Assim esse livro é ótimo quanto qualquer lugar para começar na estrada da consciência própria e do aperfeiçoamento individual no seu local de