6 Sigmas
Alessandra
Luciene Araújo de Souza
Luciano
Marcelo
SEIS SIGMAS: UM ESTUDO APLICADO NO DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA NA ÁGUA.
ORIENTADOR: WILSON RICARDO GODOY
SÃO PAULO 2012
INTRODUÇÃO
A poluição ambiental provocada por óleo é um problema que atinge proporções mundiais e a cada ano aumenta drasticamente.
Um dos procedimentos mais investigados para a resolução desse problema consiste na reutilização do mesmo. O óleo de cozinha que é jogado fora diariamente na pia, no ralo ou em bueiros pode obstruir encanações, impedindo a oxigenação das águas de rios e matando animais aquáticos, além de poder haver a contaminação do solo e do lençol freático.
O óleo cria uma camada fina sobre a água e não permite que os raios solares penetrem, não permitindo que as plantas produzam a fotossíntese. Esta fotossíntese é a ação responsável pela oxigenação da água, Quando não é feita, toda matéria viva aquática interrompe seu ciclo de auto-purificação e de vida. Em resumo, a impermeabilização da água causada pela camada de óleo mata as plantas e asfixia os seres vivos.
O trabalho de reciclagem do óleo de cozinha é apenas uma das ações que temos para inserir no cotidiano das pessoas a importância da preservação ambiental, consumo consciente e inclusão social, bases para um desenvolvimento sustentável. O óleo vegetal se descartado de forma errada é tão nocivo ao meio-ambiente quanto um incêndio. O resíduo quando descartado incorretamente provoca danos ambientais desde seu primeiro contato com o local descartado.
Pensando nesse cenário propomos a metodologia Seis Sigmas para contribuir com a melhoria contínua visando à mudança desse quadro, utilizando métodos da qualidade e incentivando as pessoas para reutilização do óleo que é jogado fora.
RESUMO
O tema do trabalho envolve a aplicação de ferramentas e metodologia Seis Sigmas. O estudo do escopo engloba o descarte do óleo na água.
O óleo vegetal usado em