6 Plano de neg cios
11921 palavras
48 páginas
1 Ideias e oportunidades de negócios: são boas ideias, às vezes, podem ser apenas boas ideias e não chegar a ser bons negócios, pois uma ideia, para virar um bom negócio, precisa passar por análises iniciais feitas pelo empreendedor. Segundo Dornelas (2008), uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem clientes potenciais. “A mesma ideia pode significar um negócio promissor para uma pessoa enquanto para outra talvez permaneça como simples ideia”. Qual é a diferença entre ideia e oportunidade? Ideia: é gerada de forma aleatória. Oportunidade: é análise de negócio/mercado. Uma ideia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado, ou seja, quando existem clientes potenciais. Identificar o mercado‑alvo é de fundamental importância para implementar seus projetos empresariais. Oportunidade: ideia isolada transformada em algo viável de se implantar, visando atender a um público‑alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado.
1.1 Idéia certa no momento errado: Uma excelente ideia em momento errado é a típica ideia que não irá para frente. Para entender como o timing funciona, vejamos os negócios da área de informática. Se a empresa não for veloz no desenvolvimento de novos produtos, desde a ideia até sua implementação, provavelmente perderá a oportunidade de explorar um novo mercado. No caso de novos locais para turismo, o sucesso virá, certamente, com o boca a boca, com as pessoas que o conhecerem e que divulgarem aos conhecidos e amigos. Nesse caso, o bom atendimento aos turistas é mais importante do que a velocidade de implantação do negócio. Ambos os negócios possuem timing diferentes.
1.2 Oportunidade para atender a uma necessidade: Novas ideias vão surgindo sempre, mas é preciso estar atento ao ambiente em que se vive para aproveitá‑las. Para detectar essas oportunidades, é importante estar atento ao