6 Pecados ambientais da sacola plástica
TITULO: 6 pecados ambientais da sacola plástica
AUTOR: Revista Exame - Vanessa Barbosa
Palavras-chave: meio ambiente, sacolas plásticas, sustentabilidade, poluição.
Vanessa Barbosa em seu texto: 6 pecados ambientais da sacola plástica, publicado no dia 13-06-2011 no site da Revista Exame em http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/6-pecados-ambientais-da-sacola-plastica?p=1#link, relata de forma clara e objetiva a polêmica das sacolinhas plásticas distribuídas aos montes por rmercados e centros comerciais em todo o mundo.
A autora ao longo de seu trabalho apresenta 6 pecados ambientais da sacola plástica, que segunda ela são eles:
1. Levam até 400 anos para desaparecer
2. Sobrecarregam aterros, reduzindo sua vida útil
3. Contribuem para inundações nos grandes centros urbanos
4. Formam ilhas de lixo plástico nos oceanos
5. Matam milhares de animais por asfixia e ingestão
6. Liberam substâncias tóxicas ao se decompor
Ela afirma que apesar de práticas para o homem, as sacolinhas de polietileno feitas a partir de combustível fóssil são um péssimo negócio para a natureza, ou seja, elas são um perigo ambulante para o meio ambiente, uma vez que tais sacolinhas podem demorar até quatro séculos para se decompor, dependendo da exposição à luz ultravioleta e outros fatores. E quando descartados de forma inadequada, elas comprometem a capacidade dos aterros sanitários, reduzindo sua vida útil e deixando o terreno impermeável e instável para o processo de biodegradação de materiais orgânicos.
E em épocas de chuva, as sacolas mostram as conseqüências do descarte incorreto, entupindo bueiros nos grandes centros urbanos. Distribuídas a torto e a direito pelo comércio, elas fazem um verdadeiro estrago. Leves e finas, as sacolinhas são varridas pelo vento e pela chuva para os bueiros, prejudicando o escoamento de água, o que