6 Contas 2010
6. CONTAS
1. CONCEITO
Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (Bens, Direitos,
Obrigações e Patrimônio Líquido) e aos elementos de Resultado (Despesas e Receitas).
Exemplos de contas: (Conta Caixa, Conta Veículos, Conta Móveis e Utensílios,
Conta Duplicatas a Pagar e etc)
2. Para que servem as Contas?
É por meio delas que a Contabilidade consegue desempenhar o seu papel, que consiste no registro e no controle de todos os acontecimentos responsáveis pela gestão do Patrimônio. Por isso, as Contas devem ser tratadas com muito carinho pelos
Contabilistas. Imagine a Conta como uma caixinha, uma ficha ou um arquivo em que o
Contabilista armazena os dados correspondentes à movimentação de entradas e saídas de valores de cada um dos elementos patrimoniais ou de resultado. Haverá uma conta para cada elemento.
A Conta Caixa, por exemplo, é uma das Contas mais movimentadas no dia-a-dia das empresas. Constantemente ocorrem entradas e saídas de dinheiro do Caixa. Pois bem, todos os Fatos correspondentes a essas entradas e saídas de dinheiro ficam registrados no arquivo destinado ao controle da Conta Caixa. Assim, nos registros contábeis haverá uma conta para cada elemento, seja ele do grupo das Despesas ou das
Receitas.
Portanto, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela gestão do Patrimônio, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios por meio das contas.
3. Classificação das Contas
As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que nos interessa nesse momento é o que as classifica em dois grupos:
a) Contas Patrimoniais;
b) Contas de Resultados.
3.1 Contas Patrimoniais
As Contas Patrimoniais representam os Bens, os Direitos, as Obrigações e o
Patrimônio Líquido. Dividem-se em ativas e Passivas e são elas que representam o
Patrimônio da empresa num dado momento, mediante o Balanço