Analise Financeira Da Empresa Kepler Weber
Cátia R. F. Bartz (FAHOR) catia.fahor.com.br
Glademir Jagnow (FAHOR) gb000937@fahor.com.br
Mabel Bairros (FAHOR) mb000942@fahor.com.br
Mariseia Schawinsky (FAHOR) ms001006@fahor.com.br
Resumo : O presente artigo identificou o desempenho financeiro do Grupo
Kepler Weber através do estudo de caso sobre suas Demonstrações
Financeiras Consolidadas, disponível no site da Bovespa. A análise refere-se aos períodos de 2008 a 2010. Para tanto, foram apurados os resultados a partir de análise horizontal e vertical, bem como os índices de liquidez, giro de estoque, prazo médio de pagamento e recebimento e o giro do ativo total. Os resultados esboçam a dependência da empresa por capital de terceiros a longo prazo, no entanto os índices de liquidez mantiveram-se elevados comprovando que a empresa consegue pagar suas obrigações a curto e longo prazo, incluindo as dívidas provenientes de empréstimos e financiamentos, deste modo a empresa demonstrou possuir saúde financeira.
Palavras chave: Demonstrações Financeiras, Indicadores Financeiros, Setor
Metal-Mecânico.
1. Introdução
O presente trabalho foi elaborado a partir das Demonstrações
Financeiras Consolidadas (DFCs), da empresa Kepler Weber, no período de
2008 a 2010, enfocando a busca por informações de natureza contábil para auxiliar no processo de gestão financeira. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a saúde financeira da empresa em estudo, através dos seguintes indicadores: Indicadores de liquidez corrente e seca, análise da rentabilidade e lucratividade e prazo médio de recebimento e de pagamento.
Desta forma, para conseguir ponderar com maior proeminência os resultados provenientes dos indicadores financeiros, optou-se por avaliar a
Análise Vertical, tanto do Ativo quanto do Passivo e DRE. A análise vertical tem por finalidade demonstrar como a organização está estruturada, ou seja, quais são as origens dos recursos e como os mesmos estão sendo aplicados.
Para atingir o