TC11
Kepler Weber S.A.
Resumo
O processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais trouxe alterações significativas na estrutura e apresentação das notas explicativas.
Considerando esta convergência, o presente estudo de caso tem por objetivo demonstrar se as notas explicativas da empresa Kepler Weber S.A., foram elaboradas e apresentadas de acordo com os pronunciamentos técnicos CPC 26 (R1), CPC 36 (R2), CPC 09 e CPC 03 (R2). O presente estudo justificou-se pelo fato de as notas explicativas terem necessidade de ser confiáveis, transparentes, e principalmente adequadas às normas brasileiras de contabilidade.
Para o desenvolvimento, utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva delineada por pesquisas: documental, bibliográfica, estudo de campo e estudo de caso. A coleta de dados foi contemplada pela pesquisa bibliográfica e pela técnica de observação. A análise dos dados teve abordagem qualitativa, evidenciada por comparativos entre as notas explicativas apresentadas pela companhia em estudo, relativas às demonstrações contábeis do exercício de
2011, e as divulgações requeridas pelos pronunciamentos técnicos. Considerando a análise dos dados, concluiu-se que as notas explicativas da companhia Kepler Weber S.A. estão adequadas aos pronunciamentos técnicos analisados neste estudo.
Palavras-Chave: Normas Internacionais. Contabilidade. Notas Explicativas. Demonstrações
Financeiras.
Área 1 – Contabilidade Harmonizada às Normas Internacionais
1 INTRODUÇÃO
O contexto contábil brasileiro está sendo significativamente modificado pela adoção das normas internacionais de contabilidade. Estas normas que, entre outros, modificam a estrutura das demonstrações financeiras, as formas de reconhecimento e mensuração de ativos e passivos, trazem também mudanças significativas no âmbito da estrutura e apresentação das notas explicativas.
O presente estudo