5sensos
Os cinco sensos, ou 5 S’s, é um programa ou conjunto de ferramentas, usado para promover a qualidade nas organizações. Nasceu no Japão pós-guerra e possui forte identificação com a cultura nipônica de ordem e limpeza. Trata-se de cinco passos que visam, antes de tudo, manter a ordem e a limpeza no local de trabalho, pois os japoneses acreditam que um ambiente com essas características propicie o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade.
Trata-se de uma ferramenta revestida de um fator de grande importância que, além de implementar a ordem organizacional, eleva a capacidade de discernimento do individuo. De origem japonesa, os cinco sensos foram traduzidos para a língua portuguesa para que essa ferramenta fosse aplicada nas fabricas, nos escritórios e em outros sistemas produtivos. Sua implementação muda radicalmente à percepção de que as indústrias ou locais de produção poderiam ser sujos, bagunçados e desorganizados.
Atualmente, é imperativo que as empresas criem um ambiente saudável de trabalho, buscando a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e elevando a moral de toda equipe de trabalho. Com isso, a empresa cria uma base sólida para buscar a Qualidade Total. O 5 S’s pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis hierárquicos.
Os cinco sensos podem ser considerados, como o primeiro passo para a implantação da filosofia da Qualidade Total, pela sua força na educação dos funcionários, modificando a forma deles verem o ambiente de trabalho e consequentemente, verem o mundo. Por isso, é fundamental o envolvimento da diretoria, dos donos, dando o seu exemplo pessoal, pois é também a partir dele que as pessoas vão aprender. Este envolvimento dá força ao processo, já que ninguém fica de fora desta caminhada.
Os significados dos 5 sensos estão