Gestão Financeira
A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, análise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos - financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.
O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa.
Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados.
As principais funções da gestão financeira são:
- Análise e Planejamento Financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias.
- Captação e Aplicação de Recursos Financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis. - Crédito e Cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos.
- Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa.
- Contas a Receber: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo.
- Contas a Pagar: controlar as contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos, despesas operacionais, e outras.
- Contabilidade: registrar as operações realizadas pela empresa e emitir os relatórios contábeis.
Os principais instrumentos de controle utilizados na gestão empresarial são:
1. Fluxo de Caixa: o objetivo do fluxo de caixa é apurar o saldo disponível para se tomar a decisão de captar os recursos necessários, ou aplicar os recursos disponíveis. O saldo de caixa não indica, necessariamente, que a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais.
No fluxo de caixa deverão ser registrados todos os recebimentos (vendas a