5555
O México é o segundo país mais populoso da América Latina, perdendo apenas para o brasil, o país possui 100,4 milhões de habitantes.
O rápido crescimento da população mexicana se deve á queda nas taxas de mortalidade e ao aumento nas taxas de natalidade, com isso quase a metade da população do país é jovem.
Atualmente, mais de 75% da população habita em áreas urbanas.
Causas
O México apresentou na década de 1970 um crescimento econômico considerável, entretanto o desequilíbrio externo das contas públicas e o aumento da dívida externa contribuíram para que o início da década de 80 fosse marcado pela instabilidade e posteriormente crise e estagnação. Logo depois foi desencadeada uma crise, uma crise menos conhecida, mas que afetou a economia da América Latina no inicio dos anos 90 e que ficou conhecida como Efeito Tequila. Também conhecida em espanhol como "el horror de diciembre", foi ataque especulativo agravado pela inadimplência do México - esta crise se iniciou com a inesperada desvalorização do peso mexicano, em dezembro de 1994. Seu efeito reverberou por toda a economia do cone-sul atingindo o Brasil especialmente. Teve que ser contornada a partir de um pacote de assistência ao México, que também acalmaria os investidores internacionais, restaurando a confiança no potencial de investimentos no país. Naquele 20 de dezembro, o governo mexicano decidiu desvalorizar o peso mexicano em 15 % em relação ao dólar norte americano, na tentativa de estimular a sua economia internacionalmente. Todavia, o plano econômico deu muito errado e acabou desencadeando crises econômicas na Argentina, no Brasil e outros vizinhos latino americanos. O México estava sem reservas internacionais e a balança comercial do país apresentava números preocupantes. Por isso, o presidente Carlos Salinas, em conjunto com o Ministério da Fazenda tentou realizar uma manobra econômica conhecida como crawling peg, desvalorizando progressivamente a