50 grandes mudanças do mundo
Maurício Góis
Será que você vai sobreviver as novas mudanças do mundo?
Você está entendendo o que está acontecendo? Você repensa o futuro como algo que não pode ser previsto, então, tem de ser reinventado? Você tem mente aberta e paradigmas atualizados? Ou você será devorado pela síndrome de Gabriela ? "eu nasci assim, eu cresci assim, eu vou morrer assim"? Por incrível que pareça, você ainda encontra alguém que diz: "No século XIX, multidões de trabalhadores quebraram a máquina a vapor que passou a movimentar teares e jogou uma avalancha de braços humanos no desemprego. O mesmo pode acontecer hoje se a nova tecnologia passar dos limites e ameaçar os empregos." Será que você ainda acredita nisso? Você consegue imaginar multidões de trabalhadores enfurecidos destruindo computadores e robôs?
Acredite, o futuro não tem mais volta. Você já ingressou neste porvir. Alguns até lhe dirão que não estamos vivendo num mundo globalizado e sim "tecnologizado", mas isso é o que menos importa. Apenas avance com objetivos de qualidade pessoal. Bem, se você está ansioso, faça a sua parte e não tema pelo amanhã, pois Deus esta lá.
Veja algumas mudanças que ja aconteceram, estão acontecendo ou tenderão a acontecer no mundo, com enfoque para a realidade pessoal, profissional e empresarial, e que nos levam a ressignificar nosso futuro, rever nossas estratégias, reconfigurar nossas ações e a redefinir nossa cabeça entre: maneira antiga e moderna de pensar, sentir e atuar. É claro que há outras, porém, anote as 50 mais significativas:
1. DESPEDIRAM O EMPREGO.
O emprego nunca acabará no mundo, pregavam os profetas do passado.
E não acabou mesmo. Mas mudou de foco. Saiu o empregado, entrou o empregável ou o que tem espírito empreendedor interno. Contudo, algumas empresas reativas ainda insistem em dizer que empregados são subordinados. Na nova empregabilidade, empregados são parceiros, cooperadores e associados que devem