Aula Hist ria Contempor nea do Brasil
CARMO, Paulo Sérgio do. Culturas da rebeldia : a juventude em questão. Raízes do Brasil, Sérgio Buarque
Um país que começa a se URBANIZAR (início do século XX). A Urbanização é acompanhada por uma pequena mudança da sociedade = início de uma classe operária (com isso começou a surgir a burguesia). Industrialização
ESCRAVIDÃO : de três partes, duas partes da história do Brasil têm a escravidão. PAÍS MAIS ESCRAVOCRATA DAS AMÉRICAS; MAIOR CONTINGENTE DE ESCRAVOS (só disputamos com EUA - aboliram os escravos século XVIII - Brasil apenas abolimos no final no século XIX - quando começou a URBANIZAÇÃO). ÚLTIMO PAÍS DAS AMÉRICAS A ABOLIR A ESCRAVIDÃO. Não podemos falar da história do Brasil sem falar da escravidão.
Vargas : primeiro presidente (governo); Cria algumas bases da industrialização; criou a CLT; a política traz para dentro do governo; rompimento com a política café com leite;
1822-1889 : império. Brasil foi único a não se tornar república depois da independência, tornou-se IMPÉRIO. Brasil teve acordo de independência e não guerra/conflito; compramos a independência de Portugal.
1889 - 1930: REPÚBLICA VELHA. Coronelismo - herança histórica. Vargas rompe com a república velha (toma posse do governo em 1930 até 1945 - 15 anos no governo sem nunca ser eleito - golpe; revolução de 30.) Ditadura de VARGAS - estado novo 1937 -1945; Volta nas eleições de 50(sendo o mais votado do Brasil), fica de 1951 até 1954 quando suicida-se.
MODELO DE INDUSTRIALIZAÇÃO BASEADO NA SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES. Maria Conceição Tavares. MODELO DESENVOLVIMENTISTA.
IBCND = Industrialização de bens de consumo não duráveis = estado investindo de forma indireta ou direta na industrialização; Ao contrário da elite agrária queria, ele apoiou a elite industrial. VARGAS CRIA A INDÚSTRIA DE BASE (estatais - indústria do aço, petróleo...)
JK trás a indústria de bens duráveis. 1956-1957 : produzindo automóveis e todos eletrodomésticos.
BRASIL E MÉXICO :