50 anos de psicologia no brasil
Matrícula: 201502251051
RESUMO
O tempo da psicologia Brasileira Contém o tempo da construção do Brasil e seu povo. Embora tenha sido regulamentada há apenas 50 anos como profissão, está presente como conhecimento e prática desde o inicio de nossa história. A psicologia no Brasil começa com o encontro e confronto entre Europeus, Índios e Negros, parte de uma visão religiosa para conceitos iluministas, está presente na formação intelectual e moral, na estrutura familiar, no entendimento do indivíduo. Qual o lugar da psicologia no Brasil em que um século passa pelas aberturas dos portos, independência, império, abolição e proclamação da República? O espaço da urgência de entender comportamentos individuais e coletivos. Sob a influencia do liberalismo e do positivismo, os saberes psicológicos ganham forma e conteúdos na pedagogia das escolas e nos tratamentos em hospícios a Educação, saúde publica e justiça se beneficiam das novas abordagens dos fenômenos psicológicos .
O papel da psicologia em tempos republicanos era encontrar parâmetros para a organização da nova sociedade, pesquisa e aplicações de testes em laboratórios instalados em escolas públicas e institutos de saúde mental usam fundamentos da psicologia. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco são palcos de experiências psicológicas pioneiras em educação pública e no estudo de transtornos mentais, O movimento escola nova insere métodos ativos de aprendizagem com foco no aluno, a criação de uma psicologia no Brasil se fundamenta em bases humanistas.
A Psicologia consolida formas de atuação e se integra ao projeto de desenvolvimento econômico, o ensino formal da psicologia nos cursos de ciências médicas e humanas se torna obrigatório, institutos ligados a organização do trabalho incorpora a psicologia aos métodos da seleção das empresas, mas a psicologia não serve apenas para classificar e direcionar a mão de obra, os serviços sociais da indústria e comércio