Ad 1 Geo Eco
1- “Agroindústria canavieira e a organização do espaço: contribuição à história das usinas de açúcar de Sergipe” (Manuel Correia de Andrade, 1990); A produção capitalista do espaço (David Harvey, 2006); “A riqueza das regiões: a nova geografia socioeconômica” (George Benko e Alain Lipietz, 2000), são exemplos de livros que estão inseridos na temática da Geografia Econômica. A partir da observação dos títulos dos livros supracitados, e do seu conhecimento sobre as categorias e conceitos-chave da Geografia e da Economia, confirme ou refute esta afirmação, justificando a sua resposta. (4,0 PONTOS)
R. Confirmo a afirmação devido ao fato de que a Geografia Econômica tem por objeto de estudo da organização e distribuição das atividades econômicas no globo terrestre, analisando as ações antropicas dos agentes econômicos; sendo assim toda e qualquer relação construída entre o homem e seu meio natural com objetivo buscar recursos para sobrevivência, bem como as relações socioeconômicas entre os povos encontra-se no foco desta disciplina.
2- O desenvolvimento, ao longo da história, do sistema econômico capitalista é normalmente apresentado em 4 (quatro) etapas: Comercial, Industrial, Financeiro, e Informacional. Cada uma delas produziu uma geografia específica (geografia em todas as suas dimensões: social, cultural, espacial, política, jurídica, econômica, religiosa, etc.), pois foram etapas do capitalismo que existiram em diferentes períodos históricos, com seus respectivos níveis de estágio técnico, e de desenvolvimento sociocultural.
No entanto, se analisarmos a atual geografia do poder econômico no mundo sob o ponto de vista da hierarquia existente entre os países, percebemos que, mesmo com as transformações ocorridas dentro do processo produtivo do sistema capitalista ao longo história, o modelo inicial de divisão internacional do trabalho, que apresentava colônias (exportadoras de matéria-prima) de um lado, e metrópoles (exportadoras de