lizandra
A consolidação da Psicologia iria ocorrer 72 anos depois com a promulgação da Lei nº 4.119, no dia 27 de agosto de 1962 pelo Presidente da República João Goulart, a qual dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão de Psicólogo (Soares, 2010). Fica estabelecido por meio deste documento a formação do psicólogo em três diferentes níveis, licenciatura (formação do professor de Psicologia), bacharelado (formação do pesquisador), ambas com 4 anos de duração e formação do psicólogo com o foco na formação profissional e com duração de 5 anos (Lisboa e Barbosa, 2009). Desse modo, este ensaio em comemoração aos 50 anos de Psicologia no Brasil tem o intuito de descrever um pouco sobre a história da psicologia brasileira.
De acordo com Freidson (1996), um tipo específico de trabalho especializado e teoricamente fundamentado remete ao conceito de profissão. Segundo Pereira e Pereira Neto (2003) para uma atividade ser reconhecida como profissão é necessário possuir conhecimento delimitado, complexo e institucionalizado. Além disso, deve-se organizar em associações profissionais para padronização da conduta de seus pares, tal controle da profissão é feito por meio de dispositivos formais como o código de ética e da fiscalização das condutas profissionais. Sendo que esta deve focar todos os seus esforços para ser reconhecida como fundamental pelo Estado e pela Sociedade (Pereira e Pereira Neto, 2003).
A visão histórica da consolidação de uma área do conhecimento, de acordo com Guzzo e cols (2010) pode trazer análises com