5 s na gestao de estoques
APLICAÇÃO DO PROGRAMA 5S EM UM SISTEMA DE GESTÃO DE
ESTOQUES DE UMA INDÚSTRIA DE ELETRODOMÉSTICOS E SEUS
IMPACTOS NA RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS
GIOVANA GAVIOLI ( giovana.gavioli@cruzeirodosul.edu.br , ggaviolibr@yahoo.com.br )
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
MARIA CRISTINA MENDONÇA SIQUEIRA ( cristina.mendonca@cruzeirodosul.edu.br )
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
PAULO HENRIQUE RIBEIRO DA SILVA ( ph.paulo@uol.com.br )
KIMBERLY-CLARK BRASIL
Resumo
A proposta do artigo é discutir as vantagens que as organizações podem alcançar com a adoção do Programa 5S na Gestão dos Estoques.
Partindo da revisão de fundamentos conceituais o artigo evolui descrevendo um estudo de caso de uma grande fabricante de eletrodomésticos que iniciou a preparação da empresa para implantação das normas ISO por meio do Programa 5S.
Foi observado nessa empresa que a adoção do programa 5S especialmente na gestão de estoques, impacta positivamente nas operações de movimentação, armazenagem e de pessoal, uma vez que gera otimização de recursos e uma maior motivação aos colaboradores pela possibilidade de participação direta e pelo bem-estar decorrente do ambiente de trabalho mais limpo e organizado.
A implantação durou dois anos e envolveu 2.500 funcionários diretos . No final do período, a empresa possuía o 5S implantado, com 95% de efetividade, comprovado por auditoria externa. Palavras-chave: estoques; programa 5S; racionalização de recursos; movimentação; armazenagem; indústria; eletrodomésticos.
INTRODUÇÃO
Segundo Bizelli (2002), após a abertura do mercado brasileiro em 1990, diversas empresas tiveram que se adaptar aos novos produtos surgidos além das fronteiras. Essa adaptação exigiu adequações tecnológicas sem precedentes na história da indústria brasileira, com renovações completas de antigos parques industriais.
Surge então uma nova forma de competitividade. Os produtos tornaram-se commodities, ou seja, seus níveis de diferenciação são mínimos