5 S's
CARLA MARAISA
KARINA BARBOSA SANTOS
MAICON OLIVEIRA
SUELLEN COSTA
MÉTODO 5S
Trabalho apresentado à disciplina de Modelos de Gestão Empresarial, sob a responsabilidade da Profª Tânia Regina Silvestre, como parte das avaliações do primeiro semestre de 2011.
PIRACICABA
MAIO/2011
Índice: INTRODUÇÃO 3 OBJETIVO 4 O QUE SÃO OS 5S’s? 5 ORIGEM 5 PLANEJAMENTO E PRÁTICA DOS CONCEITOS 6 1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO CONCEITO: 6 2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO 7 3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA 8 4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE 9 5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTODISCIPLINA 10 CUSTO DE IMPLANTAÇÃOS DO MÉTODO 5S’S 11 ESTUDO DE CASO 12 ANÁLISE DA EFICÁCIA DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S 12 INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE CASO 12 MATERIAIS E MÉTODOS 19 RESULTADOS 21 CONCLUSÃO 23 BIBLIOGRAFIA 24
INTRODUÇÃO
Surgiu no Japão, nas décadas de 1950 e 1960, após a Segunda Guerra Mundial, o 5s tem o objetivo de reestruturar, organizar suas indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial, é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade. Posteriormente a Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porém com nomes diferentes.
De acordo com o conceito japonês, pode-se eliminar o desperdício, e consequentemente o custo extra também, nestas cinco fases que ajudarão também a implantar o Sistema da Qualidade. Como: SENSO DE UTILIZAÇÃO, DE ARRUMAÇÃO, DE LIMPEZA, DE SAÚDE E HIGIENE e, DE AUTODISCIPLINA.
O custo para a implantação do programa não é alto, porém algumas fases têm possibilidade de um custo mais elevado, e os recursos podem ser alocados do orçamento da empresa ou do setor.
A indústria de móveis no Brasil está em constante crescimento, graças ao crescimento econômico do país e a fabricação de produtos cada vez mais eficientes, ou seja, de qualidade. Isso deixa o mercado cada vez mais competitivo e a busca por