5 Técnicas de Recuperação Áreas Degradavéis
Instituto do Trópico Subúmido – ITS Gestão Ambiental
Técnicas e Métodos de Recuperação de Matas Ciliares e Erosões
Recuperação de Áreas Degradadas
Goiânia, 01 de dezembro de 2014
Voçoroca Chitolina
Local acerca de 15 Km da nascente de dimensões alarmantes formada na cabeceira do rio Araguaia, na Fazenda Jacuba, em Mineiros, no Estado de Goiás.
A voçoroca soma mais de 90 grandes crateras no solo. A maior delas é conhecida como voçoroca chitolina e já levou cerca de 17 milhões de metros cúbicos de areia para o leito do Araguaia. A chitolina tem 2/5 quilômetros de extensão, por 70 metros de largura e 50 metros de profundidade. voçorocas que ameaçam o nascedouro do Araguaia foram provocadas pela agropecuária em solos inadequados, associada ao desmatamento crescente do Cerrado. O solo extremamente arenoso da região é facilmente carregado pelas chuvas. Sem a proteção do verde, escorre com a água que cavouca a terra e dá origem às erosões.
Recuperação da Àrea
Obras de engenharia
Retirada dos sedimentos escadas dissipadoras, curvas de nível
Proteção do vertente e contenção dos sedimentos
Preenchimento do espaço vazio
Remediação
Retirada dos sedimentos
Cercamento da área
Revegetação
Revegetaçao através da sucessão ecológica.
Área Degradada com Implantação de Loteamento
O terreno está localizado na Serra de São José, que é considerada patrimônio cultural e abriga grande número de espécies vegetais e animaisEla abrange os municípios de São João del-Rei, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Prados e Coronel Xavier Chaves. o espaço alterado pertence à área de entorno tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de situar-se no Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José. A vegetação foi retirada e houve remoção do solo devido a terraplanagem.
Remediaçao
Desocupar a área
Obra de engenharia