NAME
Ana Cristina Péres VICTOR1
Fernanda Vasques FERREIRA2
Universidade Católica de Brasília
Resumo
Por ser um grande evento, a Copa do Mundo ficou conhecida como uma “solução” para a maioria dos problemas do país que pretende sedia-la, e no ano de 2014 o país escolhido pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi o Brasil. Consequentemente os brasileiros tiveram que se adaptar às novas mudanças para receber o evento, e com as mudanças vieram os problemas. Com base em pesquisas anteriores e análises de conteúdo, este artigo tem como objetivos principais responder qual seria a relação existente entre o filme produzido pela Brahma sobre a Copa do Mundo e a teoria do agenda-setting, e analisar a correlação existente entre a publicidade da Brahma e as notícias publicadas na mídia.
Palavras-chave: agenda-setting; meios da comunicação; Copa do Mundo; comercial; cerveja;
1. Introdução
Os meios de comunicação têm sido estudados com o intuito de agregar valores à sociedade, e com o surgimento de tais estudos, notou-se que um dos principais objetivos é a formação da opinião pública. Por estarem constantemente presentes no cotidiano das pessoas, os pesquisadores se aprofundaram cada vez mais, consequentemente, surgindo inúmeras teorias e/ou hipóteses na área da comunicação.
2. As Bases Teóricas da Hipótese de Agenda-setting
Dentre as teorias e as hipóteses formuladas no século 20, uma ficou conhecida como a teoria do agendamento, ou agenda-setting, como, também, é chamada. Esta, criada em 1972 pelos pesquisadores Maxwell McCombs3 e Donald Shaw4, mas que teve como base uma obra intitulada Public Opinion, escrita por Walter Lippmann5 que já havia construído a essência da teoria.
Em seu livro, Public Opinion, Lippmann diz que a mídia é a ponte entre as notícias e a mente do público em termos de informação. E aproveitando a sua colocação, em 1968, McCombs e