5 Jogos Cooperativos
Cooperação - significa agir em conjunto com outro para resolver um problema ou alcançar um objetivo comum. Ela situa-se no pólo oposto da competição - na qual cada tenta atingir um objetivo pessoal melhor do que o outro.
É comum ouvir-se defender a competição como um elemento importante na educação das crianças, sob o pretexto de que assim ficariam mais bem preparadas para viverem num mundo competitivo como o nosso. Porém, a verdade é que a competição diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão de capacidades e o desenvolvimento da criança. Ela promove a comparação entre as pessoas e acaba por favorecer a exclusão baseada em poucos critérios. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração e pode desencadear comportamentos agressivos.
Em contraste, as atividades cooperativas aumentam a segurança nas capacidades pessoais e contribuem para o desenvolvimento do sentido de pertencer a um grupo. Nestas atividades ninguém perde, ninguém é isolado ou rejeitado porque falhou. Num sistema de cooperação, para além da satisfação e alegria vivenciadas, cada uma das partes e o todo ganham, em conseqüência da ajuda mútua. Em diversas atividades o resultado alcançado pelo grupo é melhor do que a soma dos resultados pessoais obtidos numa situação de competição.
Muitos dos desequilíbrios presentes na nossa sociedade decorrem de uma percepção de individualidade e não interdependência face ao exterior. Através do sistema educativo, os jovens interiorizam a separação entre o mundo humano e o mundo natural. O afastamento face ao que nos rodeia estende-se à relação com o outro, em virtude da extrema valorização do individualismo, que conduz ao exacerbar da competição para alcançar o sucesso no mercado de trabalho.
Este caminho conduziu-nos à beira de um abismo. O objetivo de cada um obter o máximo lucro/bens materiais em curto prazo, está a levar a um desequilíbrio ecológico