5 FORÇAS DE POTTER
5 FORÇAS DE POTTER
Porte sugeriu que cinco forças principais formam a concorrência entre as unidades estratégicas de negocio e que uma analise sistematicade uma por uma pode ajudar os gestores a identificaras chaves para a competitividade em sua organização especifica.As cinco forças são mostradas abaixo:
O modelo das cinco forças não e útil apenas para organizações comerciais. Ele também pode ser usado por organizações do setor publico e sem fins lucrativos para atender melhor seus clientes, fornecedores e outras organizações com quais elas possam estar concorrendo por apoio(financeiro ou outros).
AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES NO MERCADO
Além de considerar rivais existentes, as organizações devem considerar também o potencial de outros entrantes que podem surgir .As barreiras para a entrada podem ser baixas quando os tópicos a seguir ocorrem:
Os custos de entrada são altos.a internet por exemplo fez com que muitas industrias que antes requeriam de capital de investimento substanciais para a entrada no mercado sejam agora mais vulneráveis a entrada de concorrentes com menos recursos.
Há canais de distribuição novos ou existentes disponíveis para uso.
Espera-se pouca retaliação competitiva. A expectativa de retaliação por operadores existentes pode ser um dos impedimentos mais significativos para a entrada no mercado.
A diferenciação baixa. Quando a diferenciação entre a oferta dos operantes existentes e baixa, é provável que haja mais espaço para novos entrantes oferecem algo único e valorizado no mercado.
Há lacunas no mercado. Em mercados em que os operadores existentes não estão realizando adequadamente os desejos e as necessidades dos clientes,há mais oportunidades para entrantes se estabelecerem em segmentos mal servidos ou negligenciados.
AMEAÇA DOS SUBSTITUTOS
Os novos entrantes podem utilizar a tecnologia existente no mercado ou podem tentar revolucionar o mercado por meio de avanços. De fato ,a