5 Douglas Trabalho Hebreus
O Direito hebraico é um Direito religioso, onde todo homem é responsável perante Deus. Em sua cultura havia o código de Hamurabi, com conteúdo mais jurídico. É a legislação mais antiga de que se tem conhecimento e o seu trecho mais conhecido é a chamada lei de talião, que deu origem a expressão “olho por olho, dente por dente”. Muitos delitos acabam tendo com sanção punitiva o talião ou às vezes a pena de morte, o que era algo comum para aquela sociedade. O Código de Hamurabi não é somente morte e disposições penais como muitos imaginam, esses sistemas de leis serve para mostrar que é uma legislação de grande valor e conhecimento e como foi de grande importância alguns princípios, eles foram adotados por legislações posteriores pelo mundo inteiro.
FONTES DO DIREITO
O Pentateuco é a lei escrita revelada por Deus, são cinco livros:
Génesis: Primeiro livro, narra acontecimento desde a criação do mundo, passando pelos Patriarcas hebreus, até à fixação deste povo no Egito.
Êxodo: O livro conta a história da saída do povo de Israel do Egito, onde foram escravos durante 400 anos. Mostra o início de um relacionamento entre o povo recém-saído do Egito e Deus através de uma aliança proposta pelo próprio Deus. É a organização do Judaísmo.
Levítico: É um livro com caráter legislativo. Apresenta temas como leis que regulamentam o modo de abater os animais, alimentos proibidos, matrimonio e calendário religioso.
Número: livro com conteúdo histórico, contem detalhes acerca da rota dos israelitas no deserto e de seus principais acampamentos.
Deuteronômio: Contém os discursos de Moisés ao povo, no deserto, durante seu êxodo do Egito à Terra Prometida por Deus.