Latex
\usepackage[brazilian]{babel}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage{graphicx}
%opening
\title{Relatório sobre Eletromiografia}
\author{Thiago Luiz Pereira Viveiros}
\begin{document} \begin{titlepage} \begin{figure} \centering \includegraphics[width=0.2\textwidth]{C:/Users/Thiago/Documents/Unipac/Imagens/UNIPAC-logo.jpg} \end{figure} \maketitle \end{titlepage} \tableofcontents \newpage\section{INTRODUÇÃO}
Foi realizado, em laboratório, análise sobre eletromiografia com a turma do sétimo período de engenharia de computação da Universidade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete, ano de 2015.
A eletromiografia é uma análise clínica a qual retrata o estado dos tecidos musculares. É possível, através de aparelho específico (eletromiógrafo) “ler” os movimentos musculares, afim de obter algumas informações a respeito da região analisada.
“O sinal eletromiográfico (EMG) é a soma algébrica de todos os sinais detectados em certa área, podendo ser afetado por propriedades musculares, anatômicas e fisiológicas, assim como pelo controle do sistema nervoso periférico e a instrumentação utilizada para a aquisição dos sinais (ENIKA, 2009).”
Os dados obtidos inicialmente não estão prontos para serem analisados. Após a coletada os mesmos encontram-se "sujos", o que denominamos "ruídos", logo é necessário filtrá-los para, a partir, daí efetuar as análises e assim alcançar o objetivo. A amplitude dos sinais elétricos emitidos pelos tecidos musculares é extremamente baixa, sendo necessário amplificação dos mesmos. Tal amplificação é feita através de componentes presentes no eletromiógrafo para que seja possível fazer análise com os dados coletados.
O sinal EMG é adquirido por um eletromiógrafo que está, geralmente, conectado diretamente à um computador. O sinal lido pelo aparelho é analógico e foi automaticamente convertido para formato digital através do arduino* que utilizamos.
Os