4 TRABALHO Iluminismo E Neoclassicismo
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ILUMINISMO E NEOCLASSICISMO
NOME: VICENZO RECK
PROFESSORA NARA HELENA MACHADO
ARQ. DO RENASCIMENTO AO NEOCLASSICISMO
Porto Alegre, 2014.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA DO RENASCIMENTO DO NEOCLASSICISMO
4° TRABALHO A SER REALIZADO À DISTÂNCIA
CONTEXTO DO SÉCULO XVIII/ NEOCLASSICISMO
1ª parte:
O CONTEXTO DO SÉCULO XVIII, NOVAS IDÉIAS, BUSCAS E ELABORAÇÕES - TEXTO 11
1. O que foi o iluminismo?
Movimento cultural difuso que marcou o século XVIII, o que hoje poderíamos chamar de ´´revolução cultural´´. A expressão iluminismo chama a atenção para os sentidos com que a palavra luz era então comumente empregada. Não se referia apenas ao fenômeno físico da luminosidade ou claridade emitida por um corpo (sol, vela, vagalume, etc.) mas também à faculdade de esclarecer o espírito, a percepção humana e daí à própria capacidade intelectual, à inteligência e ao seu produto; o saber.
2. Quais as valorizações centrais do iluminismo?
As idéias centrais dos pensadores iluministas era que exigiam luz, tentavam trazer claridade intelectual e pareciam reluzir, porque pensavam que, antes deles, tinha havido e que ainda havia muita escuridão. Contrapunham-se ao período medieval e às trevas, que na sua opinião, tinham-no caracterizado, mas também a todos os "abusos" e "preconceitos" de sua época, nos quais enxergavam a herança dos "séculos de ignorância".
3. Quando e porque o iluminismo ocorre?
As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar e de sentir dos europeus.
A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas