RESUMO OS DONOS DO PODER
RESUMO DA OBRA “OS DONOS DO PODER”
FÁBIO GARCIA PEREIRA JUNIOR
Valença
2015/1
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DOM ANDRÉ ARCOVERDE - FAA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VALENÇA - CESVA CURSO DE DIREITO
RESUMO DA OBRA “OS DONOS DO PODER”
Trabalho apresentado ao Curso de Direito como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina HISTÓRIA DO DIREITO
Aluno: Fábio Garcia Pereira Junior
Matrícula: 14339
Professor: Rabib
Valença
2015/1
Parte 1
O livro “Os Donos do Poder”, trata da formação do Reino de Portugal que se deu a partir da disputa de territórios entre Oriente e Ocidente, na tentativa de hegemonizar a Europa. Depois de muitas batalhas, surge Portugal, filho da revolução da independência e da conquista, e ganha a seguinte frase de um autor desconhecido: “é tão guerreiro, que nasceu com a espada na mão, armas lhe deram o primeiro berço, com armas cresceu, delas vive, e vestido delas, como bom cavalheiro, há de ir para a cova no dia do juízo.”
Quanto a constituição da civilização Portuguesa, ressalta-se, os Leoneses – Romanos - e o Sarraceno, como sendo os árabes e os mulçumanos, e ainda o Rei, figura singular detentora de todos os poderes. Surge duas denominações aos poderes do Rei, o regnare, o qual eleva ainda mais a figura do Rei, e o dominare, sendo este a atribuição que os Senhores Feudais e o Rei tinham para governar.
O maior instrumento de poder à época era a Terra, tal importância deve-se a contribuição que esta dava ao Reino sob forma predominante de fonte de renda, no entanto, não era a única fonte de renda. O patrimônio rural formado pela Coroa, também tinha forte expressão econômica, no entanto, os bens adquiridos nesta esfera, eram comumente confundidos com os bens do Rei, como bem escreve Raimundo Faoro: “Os reis