4 Trabalho 1
Neste trabalho iremos apresentar noções básicas a respeito do capital de giro e do fluxo de caixa principalmente no que diz respeito a sua composição, deixando claro como deve ser aplicado e usado para o crescimento evitando assim maiores riscos que a empresa poderá vir a sofrer.
O volume de capital empregado normalmente é decomposto em duas porções básicas: uma destinada à aplicação em ativos fixos e outra destinada ao giro.
O trabalho apresenta a definição do fluxo de caixa e do capital de giro, seus conceitos e estruturas como também exibimos os principais objetivos deste método bastante útil para os profissionais da área determinar se seu negócio deverá enfrentar dificuldades em pagar contas futuras.
2. O QUE É FLUXO DE CAIXA?
É uma ferramenta que controla a movimentação financeira (as entradas e saídas de recursos financeiros), em um período determinado, de uma empresa.
O fluxo de caixa facilita a gestão de uma empresa no sentido de saber exatamente qual o valor a pagar com as obrigações assumidas, quais os valores a receber e qual será o saldo disponível naquele momento. Denomina-se saldo a diferença entre os recebimentos e os pagamentos.
Ao analisar o fluxo de caixa, se o saldo for negativo significa que a empresa tem gastos a mais, neste caso, o gestor terá que rever os gastos para conseguir aumentar a entrada de dinheiro. Por outro lado, se o saldo for positivo indica que a empresa está conseguindo pagar as suas obrigações e ter disponibilidade financeira.
É um recurso fundamental para os gestores saberem com precisão qual a situação financeira da empresa e, com base no resultado, decidir os caminhos a seguir.
Pode ser feito no formato de planilha, por exemplo, sendo que muitas planilhas se encontram disponível online. Muitas empresas efetuam esse controle financeiro com a ajuda de alguns programas informáticos como o Microsoft Office Excel.
2.1 Fluxo de caixa descontado
É um método de avaliação usado para estimar